O Espírito Santo contará com mais 35 unidades das Escolas do Futuro no ano letivo de 2025. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) por meio das redes sociais nesta segunda-feira (9).
Com os novos centros de ensino certificados, o Estado terá, no total, 50 escolas participantes do programa. Em 2023, foram cinco implantadas e outras dez em 2024.
“Estamos levando inovação para as nossas escolas, com metodologias modernas e tecnologias de ponta. O investimento em educação transforma vidas”, afirmou Casagrande.
O programa Escola do Futuro, iniciado em 2023, contempla unidades que atingem níveis satisfatórios em eixos pedagógicos, formativos, digitais e de infraestrutura. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), a Escola do Futuro propõe o desenvolvimento da cultura digital, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas, como o uso da inteligência artificial. Em algumas unidades de ensino, são usados aplicativos e também conteúdos que falam de diversidade social e povos originários.
“Com metodologias pedagógicas inovadoras, incorporação de equipamentos de laboratório de inovação, uma cultura de inovação e um ambiente totalmente voltado para conectar aluno, professor e servidor a esse ambiente de inovação”, explicou o governador.
As ações são baseadas em metodologias ativas e aprendizagem híbrida para desenvolver as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusive relacionadas à cultura digital.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do ES